Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Anunciados vencedores do Polk Award

Foram anunciados os vencedores de 2005 do George Polk Award, premiação concedida pela Universidade de Long Island para profissionais de imprensa que enfrentam perigos e riscos na apuração jornalística. O prêmio homenageia o correspondente da CBS George Polk, morto em 1948 quando cobria a guerra civil da Grécia. Os vencedores, em 14 categorias, serão apresentados oficialmente em uma cerimônia em Nova York, em abril.

Entre os premiados desta edição estão o editor do Times-Picayune, de New Orleans, que manteve a cobertura sobre o furacão Katrina apesar da perda de equipamentos, escritórios e da maioria dos assinantes, e a repórter do Washington Post Dana Priest, por uma matéria denunciando a existência de prisões secretas da CIA no Leste Europeu.

O repórter Cam Simpson e o fotógrafo Jose More, do Chicago Tribune, ganharam o prêmio na categoria de reportagem internacional pela exposição de uma rede de tráfico humano que fornecia mão-de-obra barata – e às vezes forçada – nos esforços de reconstrução do Iraque. Os repórteres da ABC News Brian Ross e Richard Esposito saíram vitoriosos na categoria de reportagem de televisão por suas matérias sobre os chocantes métodos de interrogatório da CIA. O prêmio pela carreira será entregue ao documentarista Frederick Wiseman. Entre seus filmes está Titicut Follies, de 1967, que revela o tratamento dado a pacientes de um hospital psiquiátrico para criminosos em Massachusetts.

Entre os outros vencedores estão profissionais do New York Times, do Clarion-Ledger, da Bloomberg News, do San Diego Union-Tribune e do San Francisco Bay Guardian. O George Polk Award é considerado uma das principais premiações de jornalismo dos EUA. ‘O calibre do trabalho produzido pelos vencedores do Polk Award deste ano nos faz lembrar que o jornalismo investigativo é algo vital para nossa democracia e sociedade’, comentou o presidente da Universidade de Long Island, David J. Steinberg. Informações de David Caruso [AP, 20/2/06].