A China proibiu dublagem de cantores em um dos maiores programas de TV do país, realizado para celebrar o ano novo chinês, noticia a BBC News [4/12/08]. A Administração Estatal de Rádio, Filme e Televisão (SARFT, sigla em inglês) ordenou que sejam escolhidos cantores ‘verdadeiros’ e com ‘habilidade real’ para o Festival de Gala da Primavera do canal CCTV, que atrai milhões de telespectadores anualmente.
O país foi criticado por colocar uma menina dublando uma música durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, pois a verdadeira cantora, de sete anos de idade, não foi considerada bonita o suficiente para aparecer na TV, segundo os organizadores do evento. Esta não foi a primeira vez que um caso de dublagem ganhou destaque nas manchetes. No Festival de Gala do ano passado, a atriz Zhang Ziyi foi criticada por usar playback na cerimônia.
Para evitar futuras polêmicas, o Ministério da Cultura chinês anunciou, em novembro, que cassaria as licenças de artistas profissionais que forem flagrados dublando mais de duas vezes em um período de dois anos.