Computadores foram apreendidos no fim da semana passada na casa de Jason Chen, editor da companhia de mídia online Gawker, por conta de uma investigação envolvendo a compra de um modelo de iPhone da Apple ainda não lançado. Na semana passada, o blog de tecnologia Gizmodo, que pertence à Gawker, publicou artigos e fotos do telefone celular depois de comprá-lo por cinco mil dólares de uma pessoa que o teria encontrado em um bar na Califórnia.
Após a publicação das imagens e especulações de que se trataria de uma farsa, um advogado da Apple pediu o aparelho de volta, o que foi feito. Alguns analistas de mídia alegaram, entretanto, que a Gawker pode se envolver em problemas legais se for considerado que o telefone foi roubado. Após a apreensão dos computadores, a empresa sugeriu que a ação violou a lei de proteção a jornalistas da Califórnia. ‘Blogueiros são jornalistas? Acho que estamos prestes a descobrir’, afirmou Nick Denton, fundador e presidente da Gawker Media.
Especialistas legais acreditam que é muito provável, levando em conta a legislação do estado, que o trabalho feito pelo Gizmodo seja considerado, no tribunal, como jornalismo. A dúvida seria se haveria uma excessão na lei no caso de um jornalista acusado do crime de receptação de mercadoria roubada. Informações de Brian Stelter e Nick Bilton [The New York Times, 26/4/10].