Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Apresentador de TV encontrado morto

Sayed Hamid Noori, conhecido jornalista afegão da TV estatal RTA e ativista político, foi morto perto de sua casa em Cabul, noticia a AFP [6/9/10]. Seu corpo foi encontrado no final de semana com marcas de ferimentos a faca. Noori também era vice-presidente da Associação de Jornalistas do Afeganistão. ‘Alguém o chamou e pediu-lhe para descer do seu apartamento tarde da noite. Seu corpo foi encontrado depois pela polícia’, contou o sub-chefe de polícia de Cabul, Khalilullah Dastyar.

Segundo o Centro de Apoio a Jornalistas (CSJ, sigla em inglês), ele foi morto a facadas e então degolado. De acordo com Dastyar, o jornalista teria sido morto por um ‘amigo’, porque ele teria ido voluntariamente ao encontro do assassino. Uma investigação do caso foi aberta. Ele era partidário de grupos opostos ao presidente Hamid Karzai.

Em 2004, Noori temporariamente deixou seu trabalho de âncora na RTA para ser porta-voz de Mohammad Younus Qanoonni, presidente do parlamento que também concorreu às eleições presidencias contra Karzai. Jornalistas afegãos são geralmente alvos de grupos insurgentes por conta do seu trabalho. Desde que os EUA invadiram o Afeganistão, para combater o regime talibã em 2001, 27 jornalistas – 12 deles estrangeiros – foram mortos.