As vendas de revistas voltadas para o público adolescente caíram substancialmente nos últimos quatro anos. O mesmo aconteceu com o número de páginas de anúncios publicitários. As estimativas são de que a circulação diminuiu em mais de um milhão de exemplares. As principais revistas do ramo, entre elas a YM, do Gruner & Jahr, Seventeen, do Hearst, e Teen People, do Time, tiveram uma perda de 43,1% nas vendas em bancas. E nos primeiros nove meses deste ano, as páginas de publicidade caíram 4,8% para a categoria.
A YM é a que encontra-se na pior situação. No início dos anos 1990, era a revista dedicada às leitoras adolescentes; recentemente, admitiu ter mentido sobre as vendas em bancas no ano passado. Agora, o presidente e chefe-executivo do Gruner & Jahr nos EUA, Russell Denson, comunicou aos empregados que a companhia considera vender a revista.
Não são apenas as revistas femininas que passam por dificuldades. A Denis Publishing, que publica a revista Maxim and Stuff, despediu 15 empregados, incluindo editores e executivos, e fechou as operações da revista na costa oeste do país. No entanto, o chefe- executivo da Dennis Publishing, Stephen Colvin, disse que as demissões foram ‘parte da evolução natural de uma companhia de sucesso’. As vendas em bancas e o índice de anúncios publicitários, porém, estão em baixa para a Maxim.
Segundo a autora do livro Modern Girl´s Guide to Life (Guia de Vida Para a Garota Moderna), Jane Buckingham, as adolescentes adoram revistas, mas estão ocupadas demais com a quantidade de ofertas de mídia lutando por sua atenção, incluindo internet, DVDs, televisão e jogos de computador, além dos deveres de casa e das atividades extra-curriculares. As jovens também costumam seguir modismos à risca, e o que é popular numa estação pode ser considerado brega no mês seguinte. Este tipo de comportamento, diz Jane, também inclui revistas. Informações de Myrna Blyth [The New York Sun, 1/10/04].