Friday, 15 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Associação de jornalistas negros abandona aliança

A Associação Nacional de Jornalistas Negros dos EUA deixou a aliança Unity: Journalists of Color, que tem como objetivo ampliar a representação de minorias na mídia americana, alegando que a conferência do grupo realizada a cada quatro anos não dá mais retorno suficiente para atingir seus objetivos.

A decisão foi tomada depois da divulgação de um relatório de um grupo de editores americanos, que mostrou que a porcentagem de minorias nas redações continuou a cair no ano passado. A aliança é formada por membros de quatro associações nacionais de jornalistas – asiáticos, negros, hispânicos e povos indígenas.

Sem acordo

A associação de jornalistas negros propôs que as organizações-membros recebessem uma fatia maior da receita da conferência. Em sua proposta final, em março, sua cota ficaria em US$ 1,2 milhão. O valor aprovado pela aliança, no entanto, foi de pouco mais de US$ 976 mil. ‘O financiamento que recebemos do atual modelo de negócios da Unity não era suficiente para nos mantermos no nível de programação e serviço que oferecemos a nossos membros’, disse a presidente do grupo, Kathy Y. Times.

Ao longo dos últimos anos, a associação de jornalistas negros vem trabalhando para diversificar seu modelo de lucros. Aumentou-se, por exemplo, o uso de patrocínios de empresas não midiáticas, como FedEx e Toyota, e de patrocinadoras sem fins lucrativos, como a Ford Foundation e a W.K. Kellogg Foundation, em sua convenção anual.

Em declaração no site da Unity, a presidente da aliança, Joanna Hernandez, disse entender que se trata de uma decisão de negócios. ‘Mesmo o conselho do grupo tendo tomado esta decisão, nunca fecharemos as portas para nossos colegas e amigos’, afirmou. A presidente da Associação de Jornalistas Americanos Asiáticos, Doris Truong, disse que o grupo está terrivelmente desapontado com o fato de as longas discussões envolvendo presidentes de parceiros da aliança, editores executivos e tesoureiros, que começaram em dezembro de 2010, não terem tido um resultado satisfatório para todas as partes. A próxima conferência da Unity será realizada em Las Vegas em agosto de 2012. Informações de Tanzina Vega [New York Times, 11/4/11].