Ativistas políticos passam boa parte de seu tempo tentando atrair a atenção dos jovens para suas causas. A maneira mais eficiente de fazê-lo parece ser a televisão e, nos EUA, grande parte dos jovens passa boa parte do seu tempo assistindo à MTV. É só fazer a matemática: anúncios veiculados na MTV = atenção de milhões de jovens.
Seria perfeito, se não houvesse uma pedra no meio do caminho dos ativistas. A MTV Networks, que controla os canais MTV, VH1 e Comedy Central – todos populares com a audiência jovem –, não permite a veiculação de anúncios de apoio em sua programação. Segundo um executivo da rede, que pertence à gigante das comunicações Viacom, questões relativas a problemas públicos chegam a ser debatidas dentro de alguns programas, mas a companhia possui há muito tempo a política de não permitir publicidade em defesa destas questões.
Por causa deste impedimento, os ativistas políticos resolver revidar. Uma coalizão de 13 grupos anunciou a criação da campanha ‘Let Us Decide’ (Deixe-nos decidir), que tem o objetivo de pressionar a Viacom a mudar esta política. De acordo com John F. Harris [The Washington Post, 13/10/04], os organizadores do grupo estão coletando assinaturas em uma petição e criaram uma linha gratuita de telefone, na qual todas as ligações passarão a ser transferidas para o escritório do CEO da Viacom, Sumner Redstone.