Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Atriz banida na mídia após cenas de sexo

A Administração Estatal de Rádio, Filme e Televisão da China (SARFT) ordenou que emissoras de TV do país não façam mais reportagens e retirem comerciais estrelados pela atriz Tang Wei, que ganhou notoriedade com o filme Lust, Caution, de Ang Lee, noticia Min Lee [AP, 10/3/08]. Não foi apresentada nenhuma justificativa oficial para a ordem, mas especula-se que a proibição tenha ocorrido porque o filme tem cenas de sexo explícito e comportamento não-patriota. ‘Fico desapontado que Tang Wei esteja sendo prejudicada com esta decisão. Ela teve uma de suas melhores atuações e vamos fazer de tudo para apoiá-la neste momento difícil’, afirmou o cineasta.


Temas sensíveis


No longa, a jovem atriz interpreta uma estudante que seduz um funcionário da agência de inteligência chinesa – aliada ao Japão – na invasão de Xangai na Segunda Guerra Mundial, com a intenção de matá-lo. Lust, Caution ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza no ano passado. Lee, que recebeu o Oscar de melhor diretor por O Segredo de Brokeback Mountain, chegou a editar o filme antes de ele ser lançado na China para remover algumas cenas de sexo explícito. Recentemente, autoridades chinesas proibiram a exibição do longa Lost in Beijing, que retrata os dilemas da China moderna e possui cenas consideradas ‘promíscuas’.


Muitos chineses ainda são sensíveis a atrocidades militares japonesas ocorridas durante a invasão da China na Segunda Guerra. O filme Memórias de uma Gueixa, por exemplo, não foi lançado em território chinês. Pode parecer estranho que Tang tenha sido banida da TV somente agora, mas não é incomum que o governo aperte o cerco à mídia na proximidade de eventos importantes para o país – esta semana, ocorre o encontro anual do Partido Popular da China; em agosto, Pequim sedia os Jogos Olímpicos.