O número de visitantes nos 10 principais sítios de jornais americanos subiu para 40 milhões em dezembro – o que representa crescimento de 16% comparado ao mesmo período do ano anterior, revelou pesquisa da Nielsen Online divulgada esta semana. O NYTimes.com foi o jornal online mais procurado pelos internautas no mês passado, com pouco mais de 18 milhões de visitantes únicos (contabilizados apenas uma vez em cada visita, por meio de cookies) – 6% a mais que em dezembro de 2007.
A segunda página mais visitada, do USA Today, registrou 11,4 milhões de visitantes únicos e aumento de 15% no tráfego, seguido pelo do Washington Post, com 9,5 milhões e crescimento de 12%. O sítio do Los Angeles Times obteve 8 milhões de visitantes únicos, ou 73% a mais. Já o do Wall Street Journal viu o número de visitantes únicos crescer 34%, para 7,2 milhões, e o do Daily News, incríveis 99%, atingindo 5,9 milhões. O único a registrar queda na audiência foi o sítio do Boston Globe – 4,1 milhões, o que representa 6% a menos.
Desafio
Se forem registradas as visitas totais aos 10 sítios, o número chega a 252,7 milhões ao mês em dezembro, 27% a mais que o ano anterior – o que revela que elas se tornaram mais freqüentes. ‘Nove dos 10 principais sítios de jornais tiveram um crescimento positivo ao longo do ano’, afirmou Chuck Schilling, diretor de pesquisa da Nielsen Online. ‘Apesar dos problemas da indústria jornalística, as pessoas estão acessando as versões online com mais freqüência em busca das últimas notícias. O desafio para as editoras de hoje é aprender a capitalizar esta leitura online e transformar o interesse dos leitores em lucro’.
A Nielsen Online informou que o Google continua a ser o sítio mais visitado dos EUA, com 133,8 milhões de visitantes únicos em dezembro, seguido pelos portais da Microsoft (126 milhões) e Yahoo! (118 milhões). Durante o mês, em média, o internauta americano conectou-se 59 vezes, visitou 108 domínios diferentes e acessou 2.353 páginas, permanecendo menos que um minuto em cada uma delas. Informações da AFP [27/1/09].