‘Noticiários e imprensa da Baía de São Francisco’, está escrito na lousa desenhada. Abaixo, uma pergunta: ‘Você pode confiar no seu noticiário ou jornal favoritos?’ Flechinhas levam a outras questões: como saber, com certeza, se você não esteve lá? E como saber se o que foi reportado foi a coisa mais importante? É difícil avaliar a qualidade da notícia, conclui. ‘Mas chegou a hora de o consumidor avaliar a mercadoria mais essencial da democracia!’ Clicando numa maçã, entra-se no sítio Grade the News (Avalie a notícia), projeto da TV pública do Vale do Silício e da Universidade de Stanford, cuja missão é ajudar cidadãos a avaliar a qualidade das notícias a que tem acesso. No grupo que forma a equipe está Ben Bagdikian, ex-diretor da faculdade de Jornalismo da Universidade da Califórnia e autor de Media Monopoly.
Uma seção julga as escolhas editoriais de jornais e TV locais, premiando as boas com estrelas e as péssimas com chapéus de burro; já Recursos oferece links para sítios recomendados e sugestões de revistas e livros. Em Sua Vez, o internauta pode enviar comentários para um fórum de discussão mantido pelo sítio.
Na primeira página, o diretor John McManus comenta notícias atuais, como o resultado do censo anual da Sociedade Americana de Editores de Jornais, enfocando a presença de minorias na imprensa. Para enfatizar a importância do assunto, McManus conta o famoso teste psicológico em que uma foto de jovens negros se debruçando sobre o motor de um carro numa rua escura é mostrada a grupos de estudantes que, divididos por cor, deveriam dizer o que achavam da situação. A maioria dos brancos achou que os jovens estavam roubando ou destruindo o carro, enquanto os negros pensaram que eles tentavam consertá-lo. ‘É por isso que diversidade é tão importante numa redação. Jornalistas nos dizem o que está acontecendo nos retratos que tiram da vida cotidiana dos eventos e assuntos mais importantes’, conclui. Vale a visita. Em inglês.