O presidente dos EUA, Barack Obama, e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, atualizaram o seu status na rede social. Depois do encontro organizado pela Casa Branca na semana passada na sede da companhia, eles agora são amigos virtuais. ‘Desculpe, estou meio nervoso’, disse o fundador do Facebook. ‘Temos o presidente dos EUA aqui!’. Obama brincou logo que subiu no palco, sob aplausos dos presentes. ‘Meu nome é Barack Obama e eu sou o cara que fez com que Mark usasse terno e gravata’, disse.
Zuckerberg, de 26 anos, confessou que foi a segunda vez que usou terno. ‘A primeira foi quando jantamos juntos’, lembrou o presidente. ‘No meio do jantar, ele começou a suar um pouco. É realmente desconfortável para ele. Eu o ajudei a tirar o paletó. E, na verdade, se você quiser, podemos tirar nossos paletós agora’, disse. ‘Muito bom!’, exclamou Zuckerberg.
Campanha
A visita de Obama ao Facebook empresta o selo presidencial à rede social, um sinal de que está sendo vista por Washington como uma empresa que desempenha um papel importante no mundo corporativo. Em troca, a marca Facebook ajuda Obama a restabelecer seu brilho entre os jovens eleitores, no momento em que ele começa sua campanha de reeleição.
Uma pesquisa da Universidade de Harvard divulgada no mês passado revelou que jovens de 18 a 29 anos estariam mais inclinados a votar em Obama do que em um candidato republicano, numa comparação de 38% a 25%. Os números são semelhantes aos de 2008, quando o democrata ganhou na faixa etária de 18 a 29 anos por 34 pontos percentuais.
A participação online, entretanto, foi baixa no evento. Dos 500 milhões de usuários do Facebook, menos de 45 mil estavam conectados na palestra do presidente. A participação pode ter sido diminuída pelo requerimento de ter que clicar no botão de ‘curtir’ da página da Casa Branca no Facebook. Informações de Dana Milbank [The Washington Post, 20/4/11].