Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

BBC cria cargo de editor de mídias sociais

A BBC criou o cargo de editor de mídia social. A rede britânica também estaria com planos de relançar seu site, para aumentar a ênfase nas redes sociais. A função do novo editor será ajudar a organização a aprender a explorar e fazer parte das mídias sociais. Sites como Twitter e Facebook, onde o conteúdo é postado basicamente pelos internautas, viram um aumento de sua relevância no jornalismo nos últimos meses. Estas redes permitem a troca instantânea de informações e têm sido usadas como verdadeiros veículos de notícias.

Nos protestos pós-eleições no Irã, em junho, o Twitter foi peça-chave para que os internautas iranianos pudessem divulgar informações sobre os acontecimentos, já que a cobertura estrangeira havia sido barrada pelo governo. ‘Nós reconhecemos que as mídias sociais têm um papel importante’, diz Nic Newman, diretor de mídias futuras e tecnologia da BBC. ‘Eu acho que a contratação de um editor de mídia social é a melhor maneira de entender o que funciona’.

Em março, a ITV nomeou Ben Ayers como diretor de mídia social e relacionamento online. Sua função é ampliar o contato com os telespectadores. Também no primeiro semestre, a rede Sky News contratou uma correspondente para atuar apenas no Twitter, com o objetivo de cobrir notícias quentes que surgem no microblog. Newman diz que o projeto da BBC é outro. ‘Estamos tentando facilitar o processo de mudança da BBC, e não colocando esta função [de monitorar o Twitter] sobre uma única pessoa’, afirma. Com informações de Mercedes Bunz [Guardian.co.uk, 19/10/09].