A BBC está perto de fechar um acordo com organizações de mídia locais para, pela primeira vez em sua história, compartilhar conteúdo e dividir recursos. Em um encontro da indústria de mídia aberto pelo secretário de Cultura do Reino Unido, Andy Burnham, a rede pública revelou que poderá dar a jornais, emissoras de TV e rádio locais livre acesso a conteúdo em vídeo para seus sítios, a treinamentos em sua escola de jornalismo e, ainda, à tecnologia iPlayer, para exibição de vídeos online.
Jornais locais vêm enfrentando uma crise financeira grave devido à queda nos lucros publicitários, que chegou a 40%. Negociações para compartilhamento de recursos vinham sendo feitas há meses, mas executivos da BBC admitem que os detalhes finais estão perto de serem acertados. Um acordo semelhante foi feito com a ITV, que está eliminando seus escritórios regionais em uma tentativa de diminuir gastos. A ITV concordou, por exemplo, em dividir espaço de estúdio e redação com a BBC pelos próximos dez anos. ‘Em tempos difíceis, a BBC está ampliando as parcerias para incluir também mídia nacional e local. A indústria precisa se unir para enfrentar a tormenta’, afirmou a rede.
A nova parceria terá que ser aprovada pelo conselho da BBC. A iniciativa surgiu, em parte, após pressão do governo para que a rede pública ajude as rivais comerciais e, assim, garanta a pluralidade nos noticiários locais, que têm produção cara e não atraem muitos anunciantes – embora sejam bem sucedidos em termos de público. Anúncios classificados, incluindo de empregos, imóveis e carros, dos quais os diários dependiam, migraram para sítios como Monster e Craigslist. Executivos da BBC sabem que a rede está em uma posição fortalecida, porque não tem a pressão comercial enfrentada pelas rivais, mas estão ansiosos para mostrar que não querem abusar da posição dominante. Informações de James Robinson [The Guardian, 26/4/09].