Wednesday, 04 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Blogueiro abre ação contra o Huffington Post

O blogueiro e ativista Jonathan Tasini abriu, esta semana, uma ação contra a AOL e o Huffington Post por não terem pago pelo trabalho de blogueiros freelancers, embora tenham se beneficiado financeiramente do conteúdo produzido por eles. A ação de Tasini busca indenização para mais de nove mil redatores e provedores de conteúdo, no valor de US$ 105 milhões.


A compra do Huffington Post – que teve início em 2005 como um blog agregador de notícias e artigos de opinião – pela AOL, no mês passado, motivou a ação. O site, co-fundado pela ex-socialite grega Arianna Huffington, foi comprado por US$ 315 milhões. No entanto, para a AOL, o processo não tem mérito. ‘Como falamos antes, nossos blogueiros usam nossa plataforma – assim como outros grupos de blogs não pagos na web – para conectar e ajudar seu trabalho a ser visto por uma maior quantidade de pessoas’, declarou o porta-voz da companhia, Marco Ruiz. ‘É pela mesma razão que centenas de pessoas vão em programas de TV para promover seus pontos de vista e ideias. Blogueiros do HuffPo podem postar seu trabalho em outros sites’.


A ação de Tasini alega, no entanto, que o HuffPo estabelece um ‘preço artificialmente baixo’ para o conteúdo que seus colaboradores não pagos criam por não compartilharem os lucros, desvalorizando o mercado. O blogueiro começou a colaborar com o HuffPo em 2005 e parou no começo de 2010. Segundo sua ação, ele teria escrito 216 artigos para o site. Informações de Barbara Ortutay [AP, 12/4/11].