A ameaça de fechamento do jornal americano Boston Globe, de 137 anos, chegou ao fim nesta semana quando sua proprietária, a companhia New York Times, fechou um acordo com o sindicato Boston Newspaper, que representa grande parte dos jornalistas e funcionários de marketing do jornal.
O Globe é o 14º jornal mais vendido dos EUA, mas a New York Times Company havia ameaçado fechá-lo por conta de perdas financeiras que chegaram a US$ 85 milhões este ano. Assim como outros jornais americanos, o diário foi duramente atingido pela recessão econômica, e viu sua receita publicitária cair 30% no primeiro trimestre de 2009. A empresa, que também sofre com perdas em seu carro-chefe, o New York Times, deu 60 dias – que terminavam esta semana – para que os sindicatos fizessem concessões trabalhistas e o Globe pudesse continuar a funcionar.
Em artigo postado no sítio do jornal, foi informado que, em certo ponto das negociações, a New York Times Company havia exigido que os funcionários aceitassem cortes de salário de até 23% e um grande número de demissões entre os 600 membros do sindicato. Na quarta-feira (6/5), o Boston Newspaper anunciou que havia chegado a um acordo com os representantes do jornal para um plano de corte de custos de US$ 20 milhões. Nenhuma das partes, entretanto, divulgou detalhes do acordo. Informações de Andrew Clark [Guardian.co.uk, 6/5/09].