The New York Times publicou na semana passada um anúncio de duas páginas do navegador de internet Firefox, uma alternativa ao Internet Explorer, da Microsoft, criado pela Mozilla Foundation. A propaganda foi paga com o dinheiro de 10 mil doadores que apóiam o projeto, informa o CNET News [16/12/04]. Deveria ter saído antes, mas não se sabia como colocar o nome de todas estas pessoas numa só página. A solução veio agora, com a compra de duas páginas do jornal. Não é o primeiro anúncio impresso do Firefox. Há três semanas, a contribuição de US$ 93 mil de adeptos do programa na Alemanha possibilitou a publicação de uma propaganda em um jornal nacional daquele país.
AOL abrirá conteúdo em 2005
A AOL, maior provedor de internet do EUA, resolveu adotar uma nova estratégia em 2005, tornando uma maior parte do conteúdo de seu portal gratuito. Com a grande perda de clientes que vem registrando – foram 1,5 milhão este ano – a empresa quer atrair os internautas em geral para faturar com publicidade. A AOL ainda tem 22,7 milhões de assinantes nos EUA, informa o USA Today [14/12/04]. O mercado de publicidade na internet tem crescido vertiginosamente. Avaliado atualmente em US$ 9,4 bilhões anuais, deve chegar a US$ 17,5 bilhões em 2008, segundo a companhia de pesquisa eMarketer.