James Murdoch, filho mais novo do magnata de mídia Rupert Murdoch, foi nomeado esta semana diretor operacional adjunto da News Corporation, em uma promoção que, para analistas, o aproximaria da sucessão do pai – ainda que Murdoch, aos 80 anos, não dê sinais de que pretende passar o bastão em breve. James, que atualmente é presidente e executivo-chefe da News Corp na Europa e na Ásia e ocupa o cargo de presidente-executivo do News International, braço britânico do grupo, também se tornará presidente e executivo-chefe das operações de notícias e entretenimento. ‘Sinto-me extremamente feliz em continuar a apoiar o crescimento internacional da News Corporation e também em ter a chance de contribuir com iniciativas importantes na empresa’, afirmou.
Murdoch-filho irá se mudar de Londres para Nova York e reportará ao presidente e diretor operacional Chase Carey, trabalhando próximo a seu pai. Segundo a News Corporation, James trará ‘uma expertise operacional significativa para todo o portfólio [da empresa], colaborando com líderes para desenvolver e executar estratégias que fortaleçam negócios, ampliem marcas e construam novas franquias’.
Sua promoção ocorre cinco meses depois do anúncio de que a News Corp teria concordado em comprar por US$ 672 milhões a Shine, companhia de produção de TV de propriedade de Elisabeth Murdoch, também filha do magnata. No acordo, Elisabeth foi indicada para o conselho de diretores do grupo. O caso levou acionistas a abrirem um processo contra a News Corp por nepotismo. Informações de Chris Lefkow [AFP, 30/3/11].