Em um comercial de um minuto que começou a ser exibido nos cinemas americanos na semana passada, o cantor will.i.am, do grupo Black Eyed Peas, chama por ‘sonhadores’, ‘os que acreditam’ e os ‘líderes de amanhã’. Em seguida, a apresentadora Oprah Winfrey pergunta, radiante: ‘E se eu pudesse pegar cada herói que me inspirou; cada lição que me motivou; cada oportunidade que me foi dada; e dar para você? Estamos aqui agora. Este é o seu dia. É o seu momento. Para fazer o quê?’. E o cantor do Black Eyed Peas canta ‘Para possuir um momento’, em um trocadilho com o nome do canal a cabo da apresentadora e da Discovery Communications, o OWN: Oprah Winfrey Network.
Trata-se da primeira grande ação de marketing do canal, em produção há quase três anos e com lançamento previsto para o primeiro dia de 2011 – hoje, o espaço é ocupado pelo canal Discovery Health. A música da campanha foi preparada especialmente para a emissora de Oprah. Além dos cinemas, o anúncio também é exibido em alguns sites. ‘Estamos na primeira fase, de explicar o que é, onde está’, explica Darren Schillace, vice-presidente de marketing do OWN. Muitos pensam, por exemplo, que Oprah estará 24 horas no canal – mas na verdade ela só tem o compromisso de aparecer 70 horas por ano. ‘Temos que administrar as expectativas’, diz Schillace.
No entanto, muito do interesse na nova iniciativa deverá ficar mesmo sob responsabilidade de Oprah. Ela irá falar do empreendimento em um especial com a jornalista veterana Barbara Walters, no dia 9/12, na rede ABC. Além disso, gravou áudio e vídeo para a campanha. Serão divulgados, ainda, spots no radio e na web, além de um outdoor na Times Square, em Nova York. Informações de Brian Stelter [New York Times, 2/12/10].