Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Canal interativo faz sucesso na Alemanha

9Live, um canal com oito horas diárias de game shows ao vivo, é o maior fenômeno do atual mercado televisivo alemão. Como reporta a International Herald Tribune [9/8/04], a emissora sediada em Munique recebe até 20 milhões de chamadas mensais, a um custo unitário de 0,49 euro, de telespectadores ávidos para ganhar os prêmios de até 100 mil euros oferecidos pelos programas. Esse modelo de TV interativa se mostrou o mais bem-sucedido desde o advento dos canais de tele-compras. A substituição da dependência de anunciantes pela participação do público se mostrou tão atraente que outros canais começaram a imitar o 9Live, o que pode em breve saturar o mercado. Quando o canal começou a encher sua programação com atrações com nomes como Roda da Fortuna e Tudo no Vermelho!, críticos menosprezaram seu potencial, apontando-as apenas como evidência da decadência da TV alemã. Ignoraram no entanto que elas poderiam provocar interesse num público cansado das velhas emissoras estatais que dominam a televisão nacional.



Nu com a mão no bolso

Âncoras posaram nus na semana passada em frente ao Parlamento, em Londres, para lançar o mais novo telejornal da TV fechada britânica. O Naked News, onde as apresentadoras tiram a roupa enquanto dão as notícias, será exibido pela emissora por satélite Get Lucky TV, que conta com sete milhões de assinantes na Inglaterra e Irlanda. O formato do programa não é novidade, mas tem provado ser um bom negócio. Começou na Rússia, ganhou uma versão canadense para a internet em 1999 e também é transmitido nos EUA no sistema pay-per-view, onde o programa alega ter uma audiência semanal de 34 milhões de telespectadores. No começo do ano, uma empresa em Hong Kong também estreou sua versão, e a francesa deve ser lançada no próximo mês. Informações da AP [11/8/04].