Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Carta de demissão de jornalista faz sucesso na web

Kai Nagata, chefe de redação da sucursal de Quebec da emissora de TV canadense CTV News, tornou-se um fenômeno na mídia do país depois de blogar sobre os motivos que o levaram a deixar o cargo que ocupava há quase um ano. A carta de demissão do jovem jornalista de 24 anos, com três mil palavras, foi reproduzida em seu blog no dia 8/7. Ele alegou estar desiludido com o jornalismo e desgastado por ter de omitir suas opiniões. Além disso, criticou, de maneira ácida, o jornalismo e a política canadenses.

Nagata disse que as emissoras de TV “sexualizam sua força de trabalho” ao focar em corpos atrativos, e lamentou a realidade fria e dura da Bell Media, proprietária da CTV, que tem como objetivo primordial a ampliação da audiência. “Em cada rede, todos estão registrando queda e envelhecimento da audiência e há uma intensa pressão por números maiores”, afirmou.

Crítica

Livre das amarras trabalhistas, Nagata foi duramente crítico à Canadian Broadcast Corporation (CBC), rede nacional de TV financiada em grande parte por dinheiro do contribuinte, que se viu forçada nos últimos anos a competir com emissoras privadas por receita publicitária. O resultado, afirmou o jornalista, é, por exemplo, a cobertura excessiva da viagem recente do príncipe William e sua esposa, Kate Middleton, ao Canadá. “Em um final de semana no qual houve notícias reais acontecendo em Bangoc, Misrata, Atenas, Washington e em todo o mundo, o que vimos foi um grupo de jornalistas, normalmente de credibilidade, falando ao vivo sobre como o príncipe é jovem e a mulher é bonita. E a emissora pública liderou este movimento”, disparou.

Nagata lamentou, ainda, o sucesso de redes de direita, como a americana Fox News – “que prova que você pode dizer menos verdade e fazer mais dinheiro” –, uma fórmula que, diz ele, no Canadá tomou a forma da Sun News Network. Mas o problema maior, sugere, é que seu país não tem um jornalista/humorista forte, como o americano Jon Stewart, para balancear as notícias desequilibradas.

Reações

O post de Nagata chamou a atenção de Jay Rosen, professor de jornalismo da Universidade de Nova York e criador do blog Press Think, que tuitou: “muitos me enviaram isto e, uau, eles estavam certos”. Segundo o Huffington Post Canada, o post de Nagata foi retuitado várias vezes, inclusive por celebridades como o crítico de cinema Roger Ebert e a escritora Margaret Atwood, e gerou cobertura até da criticada CBS.

Jessica Hume, do National Post, acredita, no entanto, que Nagata é ingênuo e não tem noção de como a mídia opera. “Depois da revelação de que as pessoas não vão trabalhar de graça, temos o desapontamento de Nagata: sua descoberta de que o jornalismo é um negócio”, ironizou. Informações de Ian Tennant [Knight Center for Journalism in the Americas, 12/7/11].