O Audit Bureau of Circulations (ABC), órgão que fiscaliza a circulação de veículos de mídia no Reino Unido, confirmou na semana passada que irá investigar os números apresentados pelos jornais nacionais. Na sexta-feira (6/3), o ABC divulgou seu relatório mensal de estatísticas com uma nota: ‘Cópias de companhias aéreas estão registradas como apresentadas pela editora e estão sujeitas a verificação adicional’.
O órgão encontrou irregularidades no número de exemplares vendidos pelas empresas de jornais por um valor irrisório a companhias aéreas e ferroviárias, hotéis, academias e lanchonetes de fast food. As empresas podem incluir estas cópias – que às vezes são vendidas a 1 centavo de libra – nos valores totais de circulação.
Segundo o sítio MediaGuardian, os problemas ocorreram porque o ABC fez uma inspeção nos números de cópias enviadas a companhias aéreas e encontrou uma disparidade entre o número apresentado e o real.
Estes exemplares destinados a companhias aéreas são parte significativa da circulação de diversos jornais britânicos, incluindo o Mail on Sunday, o Daily Telegraph e o Daily Mail. Segundo o órgão, 67,5% da venda média dos diários nacionais a estabelecimentos comerciais em fevereiro – que totalizou 391.126 mil cópias diárias – foi destinada a companhias aéreas. Aos domingos, com 207.458 mil exemplares distribuídos, a fatia das companhias aéreas chegou a 72,9%. Informações de Oliver Luft [Guardian.co.uk, 6/3/09].