Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Circulação do Newsday volta aos índices de 1970

Depois de falsificar os índices de circulação do jornal Newsday, a Tribune, empresa dona do jornal, acredita que no período de um ano (que acaba este mês) a circulação tenha sofrido uma queda para menos de 480 mil exemplares em dia de semana e menos de 540 mil exemplares aos domingos. Para chegar aos valores exatos, a empresa se submeteu à auditoria do Audit Bureau of Circulations.

O que preocupa a Tribune é que, com esta queda, os índices se igualam aos da década de 1970, quando a companhia comprou o jornal de Long Island. Esse fato levanta a discussão sobre a capacidade de crescimento do jornal sem mais um custoso investimento na cidade de Nova York, onde a publicação alcança 100 mil exemplares só no bairro do Queens. A diretora do jornal em Long Island, Carrie Meek Gallagher, não comentou se a auditoria teria afetado também os números de Nova York e descarta que o investimento na cidade seja a melhor opção.

Segundo Gallagher, o ideal seria investir no Hoy, jornal em espanhol lançado pelo Newsday, já que pesquisas mostram o crescimento da população latina em Long Island. No entanto, também o Hoy passará por uma revisão e seus números de circulação devem cair de 110 mil para cerca de 45 mil exemplares. Informações de Paul Colford [New York Daily News, 14/9/04].