Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Clássicos invadem verão de Nova York

Enquanto os lançamentos literários My Life (Minha Vida), de Bill Clinton, e The da Vinci Code (O Código da Vinci), de Dan Brown, disputam a atenção dos leitores neste verão americano, rivais inesperados – e de peso – prometem invadir essa competição.

Graças ao projeto ‘The Great Summer Read’, do New York Times, os moradores da região de Nova York terão a oportunidade de ler quatro clássicos da literatura americana pelo preço de um jornal diário. Os títulos escolhidos para o projeto são The Great Gatsby (O Grande Gatsby), de F. Scott Fitzgerald; Breakfast at Tiffany´s (adaptado para o cinema com o título em português de Bonequinha de Luxo), de Truman Capote; Like Water for Chocolate (Como Água para Chocolate), de Laura Esquivel; e The Color of Water (A Cor da Água), de James McBride.

Cada livro será publicado em série por uma semana, em suplementos de 16 páginas em formato de tablóide. ‘Que maneira melhor de reunir nossa cidade diversificada se não em oferecer aos leitores a oportunidade de ‘reunir’ grandes livros’, brinca a vice-presidente de marketing do Times, Alyse Myers. ‘Como um jornal, nós naturalmente incentivamos a paixão pela leitura. Por isso, decidimos reviver a antiga tradição de publicar livros em série e os oferecê-los gratuitamente, junto com o jornal’, explica ela.

O primeiro capítulo de cada livro será colocado no sítio do jornal na internet. O endereço Nytimes.com também abrigará grupos de discussão entre leitores que queiram compartilhar opiniões sobre os clássicos.

A circulação do New York Times na região de Nova York é de 577 mil exemplares durante a semana e 795 mil aos domingos. O jornal se recusou a revelar o custo do projeto. Vendedores locais de BMW assinaram um acordo para serem os patrocinadores exclusivos, mas seu investimento também não foi divulgado.

‘The Great Summer Read’ terá início em 12 de julho. O primeiro livro será The Great Gatsby; em 26/7, será publicado Like Water for Chocolate; em 9/8, Breakfast at Tiffany´s; e o projeto será finalizado com The Color of Water, em 23/8. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 29/6/04].