A CNN decidiu não levar ao ar um anúncio, produzido pela maior organização homossexual Republicana, que prega a tolerância do partido em questões gays. O grupo Log Cabin Republicans protesta contra a decisão da rede de TV, segundo a qual o anúncio só será transmitido se for retirada uma imagem com duração de dois segundos.
A imagem em questão mostra o pastor batista Fred Phelps, que é contra o homossexualismo, segurando um cartaz com os dizeres ‘Deus odeia bichas’ durante um protesto do lado de fora do funeral do estudante gay Matthew Shepard, em 1998. Shepard foi brutalmente assassinado aos 21 anos, em Wyoming. Segundo Matthew Furman, porta-voz da CNN, a imagem é inadequada e ofensiva demais.
O diretor político dos Log Cabin Republicans, Christopher Barron, afirmou que o anúncio não será alterado. Para ele, é a imagem que faz o comercial ter sentido. ‘Não há anúncio sem imagem. Seria como transmitir o Super Bowl pela TV e não mostrar o fim do jogo’, disse.
O anúncio utiliza imagens de Republicanos moderados, como o ex-presidente Ronald Reagan, o ex-prefeito de Nova York Rudi Giuliani e o senador do Arizona, John McCain, enquanto um narrador fala sobre o valor da união ‘nas questões mais importantes’, como a guerra contra o terror. A imagem de Phelps é o clímax emocional do anúncio, e aparece logo antes dos dizeres ‘Esperança, Não Medo’.
O anúncio foi transmitido na semana passada em rede nacional pela Fox News e em alguns canais locais em Nova York, durante a Convenção Republicana. A MSNBC seguiu o mesmo caminho da CNN e se opôs a levar ao ar o comercial. Informações de Mark Memmott [USA Today, 1/9/04].