A CBS News, do grupo Time Warner, e a CNN, do grupo Viacom, estão em negociações avançadas sobre uma parceria que uniria as operações de suas divisões de notícias, em uma tentativa de cortar custos e ampliar a audiência.
No passado, as duas redes não conseguiram chegar a um acordo sobre questões como o compartilhamento dos apresentadores principais de cada emissora ou quem teria o controle sobre as decisões editoriais. ‘Houve grandes questõs estruturais’, afirmou um executivo, sem se identificar. Mas o clima atual da indústria jornalística faz com que o acordo se torne cada vez mais viável, escreve Gabriel Sherman em artigo na New York Magazine [4/5/10]. ‘Tudo vai ser decidido em meses’, revelou uma fonte próxima às negociações.
Os dois lados sairiam ganhando com o acordo. Para o CEO da CBS, Les Moonves, a parceria com a CNN seria útil no momento difícil pelo qual passa a rede. A CBS não tem um canal a cabo que ajudaria a compartilhar os custos da equipe. A rival NBC vem cada vez mais usando talentos do jornalismo, de Andrea Mitchell a Tom Brokaw, da MSNBC. Além da CBS, a ABC também já viu a CNN como um parceiro atraente. No passado, as duas redes chegaram a negociar uma parceria, que acabou não se concretizando.