Pesquisadores da França, Portugal, Canadá, México, Chile e Bélgica, alguns deles pela primeira vez no Brasil, junto com pesquisadores brasileiros, enriquecerão os debates sobre o jornalismo contemporâneo durante o I Colóquio Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor 2011), que acontecerá na UnB de 25 a 28 de abril. A programação contará com conferências e grupos de trabalho para a discussão e o melhor intercâmbio entre as pesquisas realizadas no Brasil e o que vem sendo realizado em outros países.
Para a abertura, está confirmada a presença do professor Denis Ruellan, da Université de Rennes 1, que falará ao lado da professora Cremilda Medina, da USP, sobre o panorama das pesquisas em jornalismo no Brasil e na França. No segundo dia de evento, a professora Cláudia Mellado, da Universidad de Santiago, participará de uma mesa-redonda acerca das perspectiva de estudos empíricos em jornalismo, ao lado dos professores Carlos Eduardo Franciscato (UFS) e Christa Berger (Unisinos).
Transformações do jornalismo
Nos grupos de trabalho haverá ainda a possibilidade de conhecer pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área em outros países e confrontá-las com experiências brasileiras.
No GT “Sociologia do jornalismo”, Pierre Leroux (Université Catholique d’Angers, França) e Marie-Christine Lipani-Vassade (IJBA/Bordeaux, França) falarão sobre indicadores de mudança no jornalismo na aprendizagem e mercado de trabalho. Já Roselyne Ringoot (Université de Rennes 1, França) e Gilles Bastin (IEP de Grenoble, França) abordarão questões sobre o jornalismo autoral. Antónia Carmo Barriga (Universidade da Beira-Interior, Portugal) também apresentará um trabalho sobre colunas de opinião e os contornos de mudança no jornalismo atual.
No GT “Mediação, mediatização e prática jornalística”, os pesquisadores franceses Emmanuël Souchier e Adeline Wrona (Université Paris-Sorbonne) farão a discussão sobre metamorfoses nas vozes presentes no texto informativo. O também francês Arnaud Noblet (Université de Grenoble) falará sobre as transformações do jornalismo e os regimes de historicidade.
Implantação do jornalismo informativo
No GT “Economia das empresas de comunicação”, Arnaud Anciaux (Université de Rennes 1, França) levará o tema da convergência e o reposicionamento dos meios de comunicação. No mesmo espaço, o pesquisador Salvador de Leon (Universidad Autónoma de Aguascalientes, México) falará sobre as hibridações entre jornalismo e publicidade na região central mexicana, enquanto Chantal Francoeur (Université de Concordia, Québec/Canadá) abordará a questão da convergência sob a ótica da hierarquia jornalística.
No GT “Jornalismo Digital”, os pesquisadores Benoît Grevisse e Amandine Degand (Université Catholique de Louvain e Observatoire du Récit Médiatique, Bélgica) apresentarão seu trabalho sobre as transformações nas fontes de conteúdo. Já o francês Olivier Trédan (Université de Rennes 1) discutirá o jornalismo online e a integração com as bases de dados.
Por fim, no GT “Jornalismo e discurso”, o tema da retórica do silêncio no discurso informativo será apresentado por Araceli Soní Soto (Universidad Autónoma Metropolitana, México). Na sequência, Jean-René Philibert (Université Laval, Québec/Canadá) apresentará o trabalho sobre os discursos em jornais norte-americanos do final do século 19 e a implantação do jornalismo informativo.
A programação completa do evento pode ser acessada aqui.
Sobre o Mejor
O I Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor 2011) é um evento organizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) em parceria com o Réseaux d’études sur le Journalisme (Rede de Estudos sobre o Jornalismo/REJ). A rede foi iniciada há mais de dez anos, quando professores/pesquisadores, liderados por Denis Ruellan, resolveram se reunir em torno da ideia de discutir o jornalismo como “invenção permanente”. Hoje são 27 laboratórios distribuídos em diferentes regiões (França, Brasil, Canadá, México, Ilha da Reunião) que se encontram anualmente em algum país pertencentes à rede. A FAC-UnB é, por enquanto, a única instituição brasileira a integrar este seleto grupo de pesquisa internacional e transversal. Com este colóquio, quando se reunirão pesquisadores de várias instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, objetiva-se a ampliação desse intercâmbio com os que desejam reunir esforços em torno do pensamento sobre o jornalismo.
Serviço:
I Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor 2011)
25 a 28 de abril de 2011 – Local: Universidade de Brasília, DF