A colunista e estudante de relações internacionais Jillian Bandes foi demitida do Daily Tar Heel, jornal feito por alunos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos EUA, acusada de ter enganado seus entrevistados para escrever uma coluna em defesa do filtro racial adotado pela polícia americana nas revistas de segurança em aeroportos, procedimento onde pessoas que correspondem a um determinado padrão racial são revistadas com mais rigor. Jillian disse a três fontes do campus da universidade – dois estudantes árabes, Sherief Khaki e Muhammad Salameh, e o professor Nasser Isleem, que ensina um curso de língua árabe – que estava escrevendo um artigo sobre a relação entre árabes e americanos. No entanto, sua coluna argumentava que o filtro racial de árabes era essencial para a segurança nacional. ‘Eu quero que todos os árabes sejam despidos e que seja realizada uma revista íntima detalhada se eles se aproximarem 90 metros de um aeroporto’, dizia o texto.
A coluna gerou várias reclamações, mas também expressões de apoio à Jillian. A editora de opinião do jornal, Chris Coletta, afirmou que não demitiu Jillian por suas opiniões sobre o tema, mas porque todas as três pessoas citadas na matéria pensaram que seriam entrevistadas para um artigo sobre as relações entre árabes e americanos depois do 11/9/01, e não para uma coluna em apoio ao filtro racial de árabes. ‘Ela juntou citações fora do contexto. Ela enganou suas fontes quando as entrevistou’, afirmou Chris em relação à estudante.
Na coluna, Jillian citou a comentarista conservadora Ann Coulter: ‘toda vez que ela precisa de um contato físico mais íntimo, ela simplesmente vai aos pontos de controle de segurança de algum aeroporto’. Algumas pessoas vêm reclamando das revistas excessivamente íntimas nos aeroportos americanos. Jillian segue a coluna dizendo que os alunos e o professor da universidade entrevistados por ela apóiam as medidas de segurança utilizadas nos aeroportos.
Logo após a publicação de sua coluna, Jillian foi entrevistada em vários programas de rádio locais. Em um artigo no Carolina Journal, publicado pela John Locke Foundation, Jillian disse que a editora Chris não lhe deu oportunidade de defesa antes da sua demissão e alegou que não acredita que sua coluna tenha violado nenhuma regra jornalística. Mike McFarland, porta-voz da universidade, recusou-se a comentar o caso porque ‘o Daily Tar Heel é administrado de forma independente pelos alunos.’ Informações da AP [16/9/05] e de Jennifer Harper [The Washington Times, 16/9/05].