A Press Complaints Commission (PCC), órgão que regula a mídia no Reino Unido, acatou a queixa contra um comentário escrito, em dezembro, no blog do ex-jornalista da BBC Rod Liddle no site da revista de direitaThe Spectator. Este teria sido o primeiro ato de repreensão da PCC ao blog de um jornal ou revista.
Liddle teria dito que jovens afrocaribenhos seriam responsáveis pela ‘maioria esmagadora’ dos crimes violentos em Londres. ‘Esta é uma determinação importante porque mostra que a PCC espera os mesmos padrões das edições impressas nas versões online e blogs de revistas e jornais’, declarou o presidente da Comissão, Stephen Abell. ‘Há muito espaço para opiniões, comentários e pontos de vista, mas eles devem ser baseados em evidências’.
O jornalista é conhecido por seus comentários polêmicos em publicações impressas, como aSpectator e oSunday Times. Segundo a PCC, o artigo publicado no blog violou o Código de Prática de Editores. O órgão rejeitou o argumento daSpectator, que teria dito que permitir que usuários fizessem comentários no blog de Liddle seria censura suficiente a seu texto. ‘Um número de leitores fez diversos comentários sobre o que Liddle escreveu. No entanto, a comissão discorda de que a revista use a reação crítica como um modo de se esquivar de suas responsabilidades sob o código’, explicou um porta-voz da PCC. ASpectator deve publicar uma correção online. Informações da AFP [30/3/10].