SEM COLA
Globo reformula RJTV e retira teleprompter dos apresentadores
‘Com novo visual e novos apresentadores, o RJTV começa a semana com linguagem mais informal e outras novidades. Ana Paula Araújo, à frente do RJTV – 1ª Edição (no ar às 11h55min), e Márcio Gomes, na bancada do RJTV – 2ª Edição, passam a trabalhar sem o uso do teleprompter na apresentação das reportagens, cada vez mais focadas no serviço à comunidade.
Além de uma bancada menor e com um estúdio elaborado para facilitar a movimentação dos jornalistas, comentaristas e de seus convidados, o noticiário contará com Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope e autor do livro ‘Elite da Tropa’ (com Luiz Eduardo Soares e André Batista), para falar de segurança pública no Rio, e com o médico Luís Fernando Correia, que vai tirar dúvidas sobre saúde e bem-estar. Pimentel vai estrear na TV e vai colaborar com o telejornal de segunda a sexta. Já Correia vai participar de terça a sexta-feira.
Edimílson Ávila estará no estúdio para informar a respeito do trânsito e de eventos nas ruas do Rio. Fábio Júdice é o responsável pela coluna sobre cultura e entretenimento, sempre próximo ao fim de semana. Luís Roberto e Júnior vão discutir a rodada do futebol e outras modalidades às segundas e quintas-feiras.
O RJTV – 2ª Edição, no ar às 18h45min, vai reunir as últimas notícias do dia da cidade.’
PROFISSÃO PERIGO
Comunique-seAo menos dez jornalistas morrem em massacre nas Filipinas
‘Ao menos dez jornalistas foram assassinados nesta segunda-feira (23/11) no massacre de Maguindanao, província na região sul das Filipinas. O grupo estava acompanhando a viagem de um grupo político local. Até o momento, 21 corpos foram encontrados, mas o número total de vítimas pode chegar a 43.
De acordo com militares, o massacre pode estar relacionado com as eleições nacionais que acontecem no ano que vem. Entre as vítimas está a mulher do candidato ao governo da província, Esmael Toto Mangudadatu.
Os jornalistas identificados são: Ian Toblan, Leah Dalmacio, Gina dela Cruz, Joy Duhay, Andy Teodoro, Mac-Mac Areola, Bart Maravilla, Henry Araneta, Bong Reblando e Neneng Montano.
De acordo com um site local, o comboio foi emboscado por um grupo de aproximadamente cem homens armados, supostamente ligados ao prefeito da cidade de Datu Unsay, Datu Andal Ampatuan Jr.
A União Nacional dos Jornalistas das Filipinas (NUJP) divulgou comunicado condenando o ato de violência e exigindo punição aos responsáveis pelo massacre.
‘Atacar jornalistas que estavam meramente cumprindo o seu trabalho de informar é um crime abominável e eleva o fato a um ataque contra a própria Constituição e a liberdade de imprensa e de expressão’, afirmou a entidade.
Com informações da AFP e do Philstar.com.’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.