O apresentador americano Conan O’Brien, que teve saída turbulenta da rede NBC no início do ano, deve estrear na TV a cabo em novembro. O’Brien deixou a NBC – uma das maiores redes televisivas dos EUA, junto com ABC e CBS – depois que seus executivos tentaram tirá-lo do talk show mais importante da programação.
No ano passado, a NBC havia passado o veterano apresentador Jay Leno, que comandava o Tonight Show há 16 anos, para um programa de variedades às 22hs. O’Brien, que apresentava o segundo talk show da noite – já de madrugada – foi promovido ao Tonight Show. A experiência com o novo programa de Leno, entretanto, não funcionou muito bem, a audiência não foi a esperada, e os executivos da rede decidiram voltar Leno a seu antigo show. O’Brien ganharia um programa à meia noite, e não gostou nada da história. Durante algumas semanas, enquanto o impasse não era resolvido, ele usou o início do Tonight Show para alfinetar a NBC e, finalmente, em janeiro, deixou a rede.
O apresentador comandará o horário das 23hs, de segunda a quinta-feira, no canal TBS, voltado a programas de comédia. Ele entrará no horário do apresentador George Lopez, que terá seu programa atrasado em uma hora, entrando no ar à meia noite.
Surpresa
A notícia pegou analistas de mídia e jornalistas que cobrem o setor de surpresa, já que sabia-se que O’Brien estava em negociações com a rede Fox – e, segundo as previsões, deveria estrear por lá em setembro ou, no máximo, janeiro do próximo ano.
Não havia sido divulgado o interesse do TBS no apresentador, mas seus representantes estavam conversando com o canal a cabo – que faz parte da grade da Turner Entertainment Networks, da TimeWarner – ao mesmo tempo em que uma possível ida para a Fox ainda era considerada.
Steve Koonin, presidente da Turner Entertainment Networks, sugeriu que a mudança de O’Brien de uma rede aberta para um canal fechado pode ser vista como uma tendência. ‘Por décadas, os shows do fim de noite eram dominados pela TV aberta. Agora, com um público cada vez mais jovem e com o aumento deste tipo de programação, a TBS deverá se tornar a escolha dos fãs de comédia nos anos que estão por vir’. Informações de Bill Carter [The New York Times, 12/4/10].