Um relatório divulgado na última semana pelo Center for Science in the Public Interest acusa quatro jornais médicos e científicos de publicarem estudos sem revelar conflitos de interesses dos autores.
O Centro examinou 163 artigos publicados em quatro jornais especializados entre dezembro de 2003 e fevereiro deste ano. Em 13 artigos (cerca de 8%), pelo menos um dos autores participantes não revelou suas ligações com companhias que lucrariam com a pulicação da pesquisa científica. Os jornais analisados foram New England Journal of Medicine, Journal of the American Medical Association, Environmental Health Perspectives e Toxicology and Applied Pharmacology.
Na maior parte dos 13 casos suspeitos, os pesquisadores do Centro, sediado em Washington, determinaram que os autores foram negligentes ao não revelarem informações importantes aos jornais. De alguns anos para cá, publicações científicas passaram a aumentar os cuidados com relação aos autores dos artigos, verificando seus laços com companhias farmacêuticas. As informações são de Anahad O’Connor [The New York Times, 13/7/04].