James Murdoch continuará na presidência da British Sky Broadcasting, decidiram por unanimidade os 14 membros do conselho da operadora de TV por satélite britânica em uma reunião na quinta-feira, 28. Filho do magnata Rupert Murdoch, James teve seu posto questionado por conta do escândalo dos grampos no News of the World. Ele preside a News International, braço britânico do grupo de mídia do pai e proprietária do tabloide.
Segundo artigo no New York Times, o conselho debateu, a portas fechadas, o papel de James Murdoch na companhia e decidiu que irá acompanhar de perto o desenvolvimento do caso dos grampos, mas chegou à conclusão de que não havia razão para afastar o executivo.
Manter James no comando da BSkyB é extremamente importante para o império de mídia da família Murdoch, afirmam analistas. A operadora – da qual a News Corporation é dona de 39% – é uma das partes mais valiosas das operações européias do grupo, lideradas pelo executivo. Rupert Murdoch pretendia comprar a companhia inteira quando explodiu o escândalo do tabloide, mas teve de desistir do plano.
A pressão sobre James aumentou na semana passada, quando dois ex-executivos da News International refutaram o depoimento que ele havia dado ao comitê de cultura do parlamento. Os executivos afirmaram que, em 2008, informaram-lhe sobre a existência de evidências sugerindo que o caso de grampos telefônicos no News of the World era maior e mais abrangente do que se imaginava, enquanto James alega que sempre achou que o caso era isolado, restrito a um único repórter. Informações do New York Times [29/7/11].