A credibilidade dos grandes veículos jornalísticos caiu muito entre o público conservador americano, aponta pesquisa do Pew Reasearch Center. Há quatro anos, republicanos e democratas tinham um nível de confiança semelhante em emissoras como CNN, Fox News, ABC, CBS, NBC e jornais como Wall Street Journal e New York.
Agora, porém, entre a direita, o índice de pessoas que consideram essas fontes noticiosas totalmente ou muito confiáveis é apenas metade do da esquerda. Enquanto a porcentagem geral de americanos que têm a CNN como muito confiável caiu de 42% para 32% em seis anos, a Fox News, rede mais conservadora, conseguiu se manter estável no segundo lugar, registrando 25%.
A pesquisa do Pew resultou numa radiografia da composição política das audiências e dos leitorados da grande imprensa americana. O Fox News Channel tem 52% de telespectadores que se dizem conservadores. Já para uma de suas atrações principais, o talk show do direitista Bill O’Reilly, esse índice cresce para 72%, contra apenas 4% de liberais (o resto se diz moderado). A predominância de conservadores se repete nos programas de entrevistas de Jay Leno (34% contra 21%), David Letterman (34% contra 21%) e Larry King (35% a 16%).
A casa de King, a CNN, desde 2000, teve um aumento de nove pontos percentuais de telespectadores democratas, que hoje representam 44% de sua audiência. Os liberais são maioria no público de revistas como New Yorker, Atlantic e Harper´s. As informações são de Howard Kurtz [The Washington Post, 9/6/04].