Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Copa promete uso recorde das redes sociais

Fãs de futebol não costumam ser contidos na hora expressar suas opiniões, mas a Copa do Mundo deste ano, a primeira na ‘era das mídias sociais’, pode alcançar níveis recordes de interatividade global, avalia Etan Horowitz [CNN, 26/4/10]. Sites como Facebook, Twitter e YouTube eram recém-surgidos em 2006, quando foi realizada a última Copa, na Alemanha. Desde então, a popularidade das redes sociais vem crescendo exponencialmente. Para se ter uma ideia, 50 milhões de tweets são enviados diariamente em todo o mundo, e o Facebook tem mais de 400 milhões de usuários ativos.

Com alguns cliques, via computador ou celular, fãs do esporte poderão comemorar gols ou criticar juízes juntos, ao mesmo tempo, de diversos pontos do mundo. ‘Futebol é o maior esporte do mundo, então praticamente todos os países param no mês da Copa’, afirma Matt Stone, gerente de novas mídias da Fifa. ‘Terá muito mais mídia consumida, usada e publicada em 2010 do que em 2006. As mídias sociais poderão unir fãs e dar a eles mais oportunidade de interação’.

A Fifa tem seu próprio serviço de redes sociais em seu site, chamado The Club, com 1,6 milhão de membros. A organização, no entanto, quer fazer ainda mais para incentivar as mídias sociais, começando pelo Facebook Connect, que permitirá que o site da Fifa seja compartilhado no Facebook, e pelo lançamento oficial do Twitter da Copa do Mundo. Atualmente, o Twitter está disponível em seis idiomas, com planos de serem incluídos outros. Segundo pesquisas recentes, apenas metade dos tweets é em inglês.

Os jogos na África do Sul começam no dia 11/6 e a partida entre os EUA e o Reino Unido, no segundo dia da competição, promete agitar o Twitter. ‘Nossa expectativa é de que a Copa do Mundo supere tudo o que já foi visto no Twitter, incluindo as eleições americanas, o Oscar e o Super Bowl, simplesmente porque é um evento mundial’, explica Robin Sloan, funcionário do Twitter que trabalha no setor de parcerias com mídias. Segundo ele, durante o mês do campeonato, o termo ‘Copa do Mundo’ estará, com certeza, nos ‘Trending Topics’, ranking das discussões mais populares do site. Já há quem use a hash tag (que identifica o assunto do Twitter) #WC2010 (World Cup 2010) quando fala sobre o evento.

Jogadores usuários

Não são apenas os fãs que escreverão tweets sobre a Copa. Jogadores como o brasileiro Kaká e o americano Landon Donovan, por exemplo, são usuários da ferramenta de microblog. A Fifa emitiu normas para que eles não usem o Twitter de dentro dos estádios. As seleções podem, ainda, impor regras próprias de uso. O técnico da seleção inglesa, Fabio Capello, já proibiu que jogadores usem o Twitter ou o Facebook durante a Copa.

Em 2006, depois que o jogador francês Zinedine Zidane deu uma cabeçada no italiano Marco Materazzi, centenas de vídeos parodiando a cena foram postados no YouTube. Desta vez, é esperada uma quantidade muito maior de vídeos – por conta da popularização de celulares com câmeras – de cenas dos estádios, de mashups (fusão de diversos vídeos) e até mesmo da reação dos torcedores diante de um gol ou de uma decisão polêmica no campo.