Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Correspondente do Post escreve livro sobre a guerra

O correspondente estrangeiro do Washington Post Anthony Shadid vai tirar seis meses de férias para terminar o livro que está escrevendo sobre sua experiência antes e durante a guerra do Iraque. Depois de escrever o livro na calmaria de Washington, Shadid planeja voltar ao Oriente Médio. Ele ficará em Beirute, mas já antecipa que, mais uma vez, irá passar a maior parte do tempo em Bagdá, conta Barbara Bedway [Editor & Publisher, 7/6/04].

Shadid, vencedor de um prêmio Pulitzer, fala árabe fluentemente. O correspondente libanês-americano afirma que a falta de segurança no Iraque põe em risco a vida dos jornalistas e a verdade dos fatos noticiados. ‘Nós nos isolamos para cobrir a história real, e o isolamento nos debilita’, observa ele.

No livro, Shadid quer explorar amplamente as duas vertentes que ele considera que estavam presentes desde o início do conflito. ‘Eu nunca vi os dois lados na mesma página’, diz ele. ‘Foi uma experiência impressionante ver o modo frio e cruel como a guerra foi criada. Os iraquianos esperavam que a paz fosse instantânea. Eles esperavam que, como em outros golpes, o novo poder iria se livrar imediatamente do velho governo e instituir a paz. Mas neste caso foi diferente.’, conclui.