Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Daniel Okrent já tem sucessor

The New York Times [6/4/05] anunciou um substituto para seu editor-público, Daniel Okrent, cujo mandato de 18 meses termina no fim de maio. O novo ombudsman do jornalão será Byron Calame, veterano editor de controle de qualidade aposentado do rival Wall Street Journal.

A primeira vez em que Calame esteve no Times foi em 1965, fazendo entrevista para uma vaga de repórter, para a qual não foi chamado. Após trabalhar 39 anos no Journal, finalmente volta ao diário. ‘Minha primeira resposta foi ‘não sei’. Pareceu-me totalmente inacreditável que o Times estivesse seriamente interessado em alguém que houvesse estado tanto tempo no Journal‘ comenta. Como reporta Joe Strupp, da Editor & Publisher [6/4/05], a decisão de aceitar tal responsabilidade não foi fácil. Calame demorou uma semana para pensar a respeito e tirar todas as dúvidas quanto à independência que teria. ‘Queria saber o quão longe poderia ir no trabalho’.

Como começava a desfrutar de sua recente aposentadoria, o jornalista de 65 anos queria, a princípio, ser editor-público por 18 meses, como Okrent, mas o editor-executivo Bill Keller o convenceu a fechar um contrato de dois anos. Calame não comenta quais são os temas pretende tratar primeiro, mas adianta que pretende usar mais a internet que seu antecessor. ‘Queria ter a liberdade de não necessariamente escrever uma coluna inteira ou um artigo periodicamente. O espaço na web é ilimitado, então não vejo motivo para não escrever mais. Há vezes em que, para o editor-público, é melhor dizer algo na quarta-feira que no domingo’.