O primeiro e único debate entre Sarah Palin e Joe Biden, candidatos à vice-presidência dos EUA, atraiu cerca de 70 milhões de telespectadores, tornando-se o mais assistido embate vice-presidencial da História política americana. Em 1984, o debate entre o vice-presidente republicano George H. W. Bush e Geraldine Ferraro, primeira mulher na chapa de um grande partido, contabilizou 56,7 milhões de telespectadores.
O debate entre a governadora republicana do Alasca e o senador democrata de Delaware ultrapassou o público do primeiro embate entre os candidatos à presidência, John McCain e Barack Obama, realizado uma semana antes – que atraiu 52,4 milhões de telespectadores. Sarah e Biden também bateram outro recorde: foi o debate televisionado para todo o país mais assistido em 16 anos – o último foi entre o democrata Bill Clinton, o então presidente George H. W. Bush e o independente Ross Perot, em outubro de 1992.
Disputas na TV
O mais assistido debate presidencial nos EUA ocorreu em 1980 entre o democrata Jimmy Carter e o republicano Ronald Reagan. Na ocasião, segundo o Nielsen Media Research, foram contabilizados 80,6 milhões de telespectadores. Antes de 1976, o instituto de pesquisa monitorava a audiência dos debates com base na porcentagem de lares com aparelhos de TV ligados em um canal específico. Por esta medida, os três primeiros embates entre o democrata John Kennedy e o republicano Richard Nixon chegaram a 61% da audiência. Em comparação, o debate entre Carter e Reagan chegou a 58,9% e o de Sarah Palin e Joe Biden, a 41,7%.
O debate entre Sarah e Biden foi transmitido ao vivo por 11 emissoras comerciais americanas e pela Public Broadcasting Service (PBS), que não é contabilizada pela Nielsen. Estima-se que a PBS tenha atraído 3,5 milhões de telespectadores no debate vice-presidencial e 2,6 milhões no embate entre McCain e Obama. Informações de Steve Gorman [Reuters, 4/10/08].