Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Dia da liberdade de imprensa

Em comemoração ao 3 de maio – Dia Internacional da Liberdade de Imprensa – a Associação Mundial de Jornais (WAN) criou um sítio especial na internet. A introdução explica que a data ‘existe para reconhecer os sacrifícios feitos na luta por liberdade de imprensa e para pressionar os governos que continuam a negar aos cidadãos um direito humano básico. A mensagem do 3 de maio é que jornalistas em todo o mundo devem ter garantido o direito de reportar livremente e sem medo’.

A página tem uma seção de cartuns e artigos, assinados por Ioana Avadani, diretora-executiva do Centro de Jornalismo Independente de Bucareste (‘Não há liberdade sem independência comercial’), Geoffrey Nyarota, editor-chefe do Daily News e vencedor do Golden Pen of Freedom 2002 (‘Amordaçando a imprensa no Zimbábue’) e a jornalista Elena Rykovtseva (‘Imprensa russa: em busca de liberdade’), entre outros.

Há também dados sobre os profissionais de imprensa mortos por sua atuação (58 no ano passado) e os presos. Os países com maior número de detenções são China (35), Nepal (17) e Turquia (14). Destaque para as entrevistas com os presidentes Vaclav Havel (República Tcheca) e Chen Shui-bian (Taiwan). Em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e alemão.