Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Diários locais vão melhor que nacionais

Os diários locais estão perdendo menos leitores que os nacionais no Reino Unido, enquanto os semanários regionais, por sua vez, têm até ganho mais público. Segundo informa reportagem da Economist [19/5/05], as publicações locais têm registrado um bom aumento nos ganhos com publicidade (média de 5.4% de crescimento anual). Uma das principais vantagens comerciais desse tipo de jornal é que, geralmente, ele monopoliza o mercado de publicidade na região onde é distribuído.

Outro ponto forte é que a internet ainda não o afeta tanto. Os jornalões perderam muito dinheiro com a explosão dos classificados na internet. No entanto, quem quer anunciar localmente, na maioria das vezes, ainda opta pelo jornal da cidade, em vez de algum sítio. Mas as editoras regionais britânicas sabem que a Rede também pode representar um perigo para elas. Por isso, começaram a oferecer a reprodução gratuita na internet dos anúncios que saem na edição impressa.

O segredo para manter leitores, ao que tudo indica, é manter o foco local. ‘Se uma bomba atômica cair uma milha fora da área de Barnsley, nós não daremos’, brinca o editor da Barnsley Chronicle, gazeta regional que aumentou seu número de leitores em cerca de 20% desde 1994, graças principalmente às edições especiais para cada povoado da zona que cobre. O jornal não publicou uma palavra sobre a recente eleição nacional, em que Tony Blair conseguiu a segunda prorrogação de seu mandato de primeiro-ministro.

Uma ameaça para os jornais regionais britânicos num futuro próximo pode ser a BBC, que, para garantir seu financiamento pelos próximos 10 anos, assumiu o compromisso de aumentar a cobertura local de seu jornalismo. Com isso, ela provocaria concorrência e – ironicamente, visando melhorar sua programação – prejudicaria o jornalismo regional no Reino Unido.