A confusão armada pela rede americana NBC para colocar o apresentador Jay Leno de volta em seu antigo programa se transformou em uma verdadeira guerra de piadas e alfinetadas na TV. Na internet, fãs se mobilizaram e formaram times de apoio a seu apresentador favorito. Na rede social Facebook, o time de Conan O´Brien, visto como a maior vítima da confusão, vence em número o time de Jay Leno. A campanha chegou a tal ponto que cerca de 500 fãs programavam uma manifestação em frente aos estúdios da NBC em Chicago no início da semana para demonstrar seu apoio a Conan – que teve uma de suas maiores audiências na semana passada.
Para entender o caso: Leno apresentava o Tonight Show, mais importante talk show da emissora, às 23h35, e no ano passado foi substituído por Conan, que antes apresentava o programa de 24h35. Leno ganhou um programa de variedades às 22h, mas parece que não gostou muito da experiência. Conan, por sua vez, estava feliz em seu novo posto. Até que a NBC resolveu voltar Leno e Conan a seus antigos horários – quer dizer, Leno ganharia uma programa de meia hora, e Conan entraria no ar às 24h05. A emissora diz que não houve problema de audiência, mas sabe-se que as afiliadas estariam se queixando que o programa de Leno não entregava público suficiente para seus telejornais locais às 23hs. Seja qual for o motivo, os executivos da NBC se enrolaram e criaram uma situação, no mínimo, cômica.
Leno e Conan começaram a fazer piadas sobre a confusão e, no meio da semana passada, Conan anunciou que não aceitaria ser rebaixado à nova dinâmica. Agora ele deve deixar a emissora sob acordo em que deve receber cerca de US$ 30 milhões. O descontentamento do apresentador foi aumentando durante a semana, com tiradas cada vez mais ácidas. Ao fim, estava chamando os executivos da NBC de idiotas, sem a proteção de eufemismos. O apresentador David Letterman, da rival CBS, não perdeu a chance de cutucar Leno – que no início da década de 90 ficou com seu lugar na NBC – e comentou exaustivamente o assunto. Jimmy Kimmel, da ABC, chegou a se fantasiar de Leno em seu programa, com direito a peruca e queixo postiço.
Já Leno, diante das críticas de que seria um dos vilões da história – junto com os executivos, é claro –, brincou em seu programa: ‘Estou sendo massacrado na imprensa. Você sabe que a situação é ruim quando o Tiger Woods te liga para oferecer conselhos de imagem’.
Com informações do New York Times.