Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Distribuição de cirurgias recebe crítica no Reino Unido

A febre de reality shows televisivos que oferecem cirurgias plásticas e tratamentos estéticos aos participantes chegou às revistas. Pelo menos no Reino Unido, algumas publicações têm adotado a prática, o que levou a uma crítica pública por parte da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos.

A revista de saúde e beleza Top Sante, relançada no mês passado com uma seção exclusivamente dedicada a cirurgia plástica, foi a primeira a oferecer uma ‘transformação extrema’ para suas leitoras como prêmio em uma competição. A vencedora terá sua operação patrocinada por uma clínica especializada em cirurgia estética. Para justificar a iniciativa, a revista publicou uma pesquisa sugerindo que 95% das mulheres estão insatisfeitas com seus corpos.

A Zoo, especializada no público masculino, foi mais longe: lançou um concurso em que oferece uma plástica nos seios para as namoradas dos leitores. Para participar, eles têm apenas que enviar uma foto dos seios da namorada e o nome da celebridade com o qual gostariam que eles se parecessem. Doze pessoas enviaram reclamações à Advertising Standards Authority, órgão que regula os anúncios publicitários no Reino Unido, acusando a revista de tratar as mulheres como objetos e colocar sua saúde em risco, ao estimular procedimentos cirúrgicos sérios de maneira irresponsável.

A Associação de Cirurgiões Plásticos condenou a prática das revistas, afirmando que a oferta de cirurgias plásticas como um prêmio viola ‘o reconhecido código de ética da boa prática médica’ e banaliza a cirurgia estética. Informações de Jeremy Laurance [The Independent, 5/9/05].