Depois de receber pela primeira vez o Prêmio Alfred I. duPont, da Universidade de Columbia, por um documentário sobre os esforços de recuperação do Haiti, o canal al-Jazira English anunciou que já atinge 250 milhões de lares em todo o mundo. Nos EUA, no entanto, a versão em inglês da rede de TV do Catar ainda tem pouca penetração. Deste quarto de bilhão, apenas cinco milhões estão na maior nação falante da língua inglesa.
Hoje, a al-Jazira English alcança 130 países, mas nos EUA está disponível apenas na TV a cabo nas cidades de Washington, Nova York, Burlington (Vermont), Toledo (Ohio), Chicago e Los Angeles. Com sucursais em Miami, Los Angeles, Washington e Nova York, o canal pretende abrir um escritório em Chicago no início de 2012. Curiosamente, apesar de o alcance pela TV ser pequeno nos EUA, o país representa 40% do tráfego de internet da al-Jazira English.
Mudança de imagem
O canal, que estreou em 2006, enfrentou rejeição por comparações com a rede original. A al-Jazira em língua árabe era frequentemente acusada de atuar como porta-voz de grupos terroristas como a al-Qaeda, já que exibia vídeos enviados por eles. “[A al-Jazira] ajudou a incitar violência, matar americanos, e colaborou para a criação da guerra civil no Iraque. A única diferença [da al-Jazira English] é que agora são rostos ocidentais fazendo isto”, afirmou Clifford Kincaid, do observatório de mídia Accuracy in Media, na época do lançamento do canal em inglês.
Ao longo do tempo, a emissora passou a suavizar sua imagem no Ocidente. No início deste ano, chegou a receber elogio da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Em discurso no Comitê de Relações Exteriores do Senado, em março, ela afirmou que a al-Jazira fornece “notícias de verdade”, o que a mídia americana estaria falhando em fazer. Com informações de Chris Ariens [TV Newser, 22/12/11]