Thursday, 09 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

Economia e notícias internacionais dominam pauta em 2011

A economia americana foi a principal pauta na mídia dos EUA em 2011, com aumento substancial da cobertura, comparado ao ano anterior, quando a inquietação econômica ajudou a alterar o cenário politico nas eleições de meio de mandato e onde se escolhem membros do Congresso e Senado, as chamadas “midterm elections”. A informação é do relatório “The Year in News 2011”, do Project for Excellence in Journalism (PEJ), do Centro de Pesquisa Pew.

A atenção dada à economia atingiu o mesmo nível de 2009, quando o recém-eleito presidente Barack Obama aprovou seu polêmico pacote de estímulo em resposta à “grande recessão”. Em 2011, a economia ocupou 20% do espaço estudado nos jornais e nos veículos online e de tempo na TV e no rádio, o que representa um aumento de mais de 40% comparado ao ano anterior.

Primavera árabe

O ano de 2011 foi também caracterizado por um acréscimo de mais de 1/3 na cobertura de notícias internacionais, por uma série de eventos dramáticos que dominaram a cobertura de modo sem precedentes nos cinco anos de estudo do PEJ. Os eventos no Oriente Médio – desde os protestos no Egito, em fevereiro, à morte do ditador líbio Muammar Gaddafi, em outubro – foram a segunda pauta do ano. Estes temas ocuparam 12% de todas as matérias analisadas em 2011 nos EUA. A única pauta internacional que ganhou este mesmo destaque desde que o PEJ começou a fazer o relatório, há cinco anos, foi a guerra do Iraque, em 2007.

O maior componente nas matérias sobre o Oriente Médio em 2011 foi a rebelião na Líbia, que envolveu intervenção militar internacional, e a busca dramática pelo ditador líbio Muammar Gaddafi. Em seguida, veio a queda de Hosni Mubarak no Egito. Em terceiro lugar, ficou a violência na Síria.

Depois da economia e dos assuntos internacionais, a terceira pauta do ano foi a disputa pela presidência americana, mesmo sem primárias ou convenções políticas – que ocorrem em 2012. A corrida presidencial consumiu 9% do espaço de notícias.

O “The Year in News” é feito com base em uma análise de quase 46 mil matérias produzidas de 1/1/11 a 11/12/11, de 52 veículos diferentes de cinco setores da mídia – o chamado News Coverage Index. O relatório inclui, ainda, análise de mídias sociais, com base na análise semanal de blogs e Twitter – o New Media Index. Os resultados estão disponíves no “Year in the News Interactive”, onde é possível navegar por história, tema e comparar setores e veículos.

Lista das 10 matérias do ano

Além das três principais pautas, são elencadas as restantes para uma lista das “10 pautas do ano”. Em quarto lugar, ficou o terremoto no Japão, em março; depois, o assassinato do terrorista Osama bin Laden; o tiroteio em Tucson, nos EUA, em janeiro, que atingiu a deputada Gabrielle Gifford e mais 18 pessoas, matando seis; a situação no Afeganistão; a crise econômica europeia; a cobertura da administração Obama e o debate sobre a reforma na saúde americana. Na semana da morte de bin Laden, o assunto teve 69% de destaque na mídia americana – o maior índice de todo o histórico do estudo.

Há um ano, em 2010, educação, imigração e a luta contra o terrorismo foram as principais pautas da mídia americana. Informações de Journalism.org [21/12/11].