Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Site quer “viralizar” questões relevantes na web

“Olá, somos o Upworthy. Aqui está o que achamos que está errado com a internet, o que pretendemos fazer a respeito, e a foto de um gato”. Esta é a apresentação de um novo site criado por Peter Koechley, ex-editor do satírico The Onion, Chris Hughes, cofundador do Facebook que acaba de comprar a revista New Republic, e Eli Pariser, da organização MoveOn.org, com a proposta de mostrar que “as coisas que importam no mundo não precisam se chatas e levar à culpa, e que as coisas viciantes que adoramos não precisam ser completamente sem substância”.

“No ambiente darwiniano das notícias hiperrrelevantes, conteúdo sobre questões como pessoas sem teto ou as mudanças climáticas não podem competir com vídeos virais patetas, notícias de celebridades e gatinhos”, diz Pariser. Desta forma, o Upworthy tenta encontrar o equilíbrio entre as coisas que são tanto “incríveis” como “significativas”.

O site ainda está no estágio inicial. “Estamos apenas começando, então estamos focados na construção do site. Mas estamos animados para ver como as pessoas vão responder a ele. A página, por enquanto em versão beta, é simples, tem senso de humor e encoraja os internautas a compartilhá-la nas redes sociais.

Uma curiosidade: foram eles que viralizaram um importante vídeo sobre casamento gay – com 17 milhões de acessos no YouTube – simplesmente colocando um título sensacionalista no link: “Duas lésbicas criaram um bebê e foi nisso que deu”. O vídeo, que já estava na rede há meses, trazia um depoimento do jovem Zach Wahls, estudante de engenharia da Universidade de Iowa, que foi criado por um casal gay e se opunha a uma resolução que proibiria a união civil entre pessoas do mesmo sexo no estado. Informações de David Carr [The New York Times, 26/3/12].