A empresa de pesquisa Nielsen está trabalhando junto com o Twitter para criar o primeiro sistema de avaliação televisiva baseado em redes sociais. As duas empresas irão produzir o “Nielsen Twitter TV Ranking”, que irá avaliar os programas de TV baseado na atividade e no conteúdo dos tuítes dos telespectadores. O serviço estará disponível a partir do segundo semestre de 2013. Recentemente foi anunciado que a rede social passou a ter mais de 200 milhões de usuários ativos e 500 milhões de cadastrados.
Steve Hasker, presidente de produtos globais e soluções publicitárias da Nielsen, disse que esse é um “passo significante para a indústria” e que pode dar aos anunciantes um melhor feedback sobre campanhas multimídias. Já Chloe Sladden, vice-presidente em mídia do Twitter, disse que a Nielsen está se preparando para a “evolução natural da experiência televisiva”. “Nossos usuários amam a experiência compartilhada de assistir TV enquanto interagem com outros usuários”, completa Sladden. Informações de Donna Tam [CNET, 17/12/12] e Lisa O’Carroll [The Guardian, 18/12/12].