Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Repórteres Sem Fronteiras divulgam índice de 2013

A ONG Repórteres Sem Fronteiras divulgou na semana passada (29/1) seu Índice de Liberdade de Imprensa, e os resultados deste ano são um pouco diferentes do anterior. “Depois das ‘primaveras árabes’ e outros movimentos de protesto que provocaram muitas subidas e descidas no Índice do ano passado, o Índice de Liberdade de Imprensa de 2013 assinala o retorno a uma configuração mais comum”, informou a organização. “A posição ocupada pela maioria dos países não deve mais ser atribuída a ocorrências políticas dramáticas. O índice deste ano é um reflexo mais correto das atitudes e intenções dos governos para com a liberdade da mídia no médio e longo prazo.”

A Finlândia foi considerada o país que mais respeita a liberdade de imprensa pela terceira vez consecutiva. A Síria, o Turcomenistão, a Coreia do Norte e a Eritreia foram classificados como os quatro piores países para liberdade de imprensa pelo segundo ano seguido. O índice baseia-se em vários critérios, desde legislação até violência contra jornalistas.

Os EUA, que haviam caído abruptamente no índice de 2012 após a forma como os jornalistas foram tratados durante os protestos do movimento Occupy Wall Street, desta vez subiram 15 posições. O Brasil está na 108ª posição, uma queda de nove posições comparado ao ano anterior.

Confira a lista completado índice publicado pela Repórteres Sem Fronteiras.