Na semana passada, a Fox anunciou a intenção delançar o Fox Sports 1, um canal a cabo voltado para esportes, em agosto deste ano. Para Rupert Murdoch, dono da News Corporation, por sua vez dona da Fox, criar um canal esportivo por assinatura para competir com a ESPN, da Disney, sempre foi um objetivo claro.
O novo canal irá cobrir as corridas da Nascar, jogos de baseball, basquete universitário e partidas de futebol americano, futebol e lutas de UFC, além de transmitir programas de estúdio. O esforço de Murdoch é uma aposta para derrubar a ESPN, ou ao menos lhe tirar um pedaço do público.
A ESPN gera mais de 6 bilhões de dólares anuais através de suas assinaturas. A emissora possui os direitos de transmissão das mais importantes competições de baseball, futebol americano, basquete, tênis, boliche e vários outros esportes. Junto com a ESPN 2, o canal possui 98,5 milhões de assinantes. A emissora também conta com mais oito canais domésticos, dois grandes websites, uma revista, uma rede de rádios e aplicativos para diversos aparelhos móveis.
Mercado saturado
O Fox Sports 1 estreará num mercado muito mais lotado do que há duas décadas, quando Murdoch tentou competir pela primeira vez com a ESPN ao adquirir os direitos do principal campeonato de futebol americano dos EUA. A Fox não só irá enfrentar o domínio da ESPN como também os canais esportivos da NBC e da CBS, além dos canais a cabo criados pelos próprios organizadores de campeonatos de basquete e futebol.
Mesmo assim, a Fox e sua empresa “mãe”, a News Corp, possuem fé que os esportes são um jeito de atrair espectadores, especialmente homens jovens, e que o novo canal saberá se diferenciar de seus competidores. Para assegurar que o canal seja bem sucedido, Murdoch e Chase Carey, o chefe de operações da News Corp, chamaram David Hill para sua criação e lançamento. Hill é o antigo presidente da unidade de esportes da Fox e havia saído do cargo para ocupar outra posição dentro do grupo.
“Consideramos que a área esportiva é uma grande arena que possui espaço para a criação de um negócio atrativo”, disse Carey. Segundo ele, a companhia reconhece os custos elevados dos direitos de transmissão, mas, “em um mundo em fragmentação, achamos que os esportes continuam sendo cada vez mais importantes e únicos na perspectiva geral”.
Analistas da SNL Kagan estimam que a receita dos canais esportivos de TV a cabo caiu de 75% em 1995 para 50% nos dias de hoje por causa das taxas de conteúdo em alta, o aumento no número de canais e o custo de programação.
Mas o sucesso do canal não precisa resultar na derrota da ESPN. David Bank, analista da RBC Capital Markets, diz que o canal pode ser um sucesso desde o começo. “Eu espero que eles virem a ESPN? Não. Um mega-sucesso pode ser difícil de se alcançar em cinco anos, mas Rupert e Chase possuem experiência em criar valor a longo prazo”.
Um jeito de medir o sucesso do canal é ver quantos assinantes e quantas taxas de assinatura ele irá acumular. Bank estima que o Fox Sports 1 irá provavelmente cobrar às companhias de cabo, satélite e telefone cerca de 75 centavos, chegando a 1 dólar. Para comparação, a ESPN cobra 5,15 dólares mensais mais as taxas adicionais por seus outros canais.
Competição
“Vemos a Fox como um competidor formidável”, declarou o presidente da ESPN, John Skipper. “Eles possuem os recursos da News Corp e a vontade que a Fox já mostrou no passado de criar um diferencial e fazer grandes apostas. Nós gostamos das cartas que temos na mão, só temos que jogar bem”.
Além disso, a Fox certamente é rica em recursos. A emissora pretende utilizar os contratos já firmados com campeonatos de diversos esportes para o novo canal a cabo. Além disso, a rede possui 22 canais esportivos regionais que irão gerar conteúdo e programação de baseball.
Divisão
Nos próximos meses, a News Corp irá se dividir em dois grupos. Os jornais da companhia, incluindo o Wall Street Journal e o New York Post, farão parte de uma empresa que permanecerá com o nome de News Corporation. Já o estúdio de cinema 20th Century Fox, a Fox Broadcasting, Fox Sports, FX e Fox News formarão o Fox Group.
A News Corporation aumentou seus negócios esportivos nos EUA e no exterior, fazendo da programação ao vivo algo central para o Fox Group. No ano passado, a companhia adquiriu a ESPN Star Sports de Cingapura e gastou cerca de 700 milhões de dólares para transmitir os jogos de críquetes na Índia até março de 2018. “Todo o portfólio esportivo trata de escolhas, onde investir e onde priorizar”, disse James Murdoch, chefe operacional da News Corporation.