O escritor José Saramago continua causando polêmica em Portugal, mesmo após sua morte, no mês passado. Depois de publicar um ensaio fotográfico em homenagem à obra O Evangelho Segundo Jesus Cristo, em que Jesus era representado entre modelos nuas, a revista Playboy deixará de ser publicada no país. A edição portuguesa trazia uma foto de Jesus Cristo com uma mulher tatuada, que parece ter morrido em seus braços, diante de outras duas que posam como lésbicas; outra parece ser uma prostituta e uma última lê um livro. A imagem foi um tributo à controversa obra do ganhador do prêmio Nobel.
‘Não aprovamos a capa e fotos da edição de julho da Playboy Portugal. É uma quebra de nossos padrões e não teríamos permitido a publicação se tivéssemos visto com antecedência. Estamos em processo de encerrar nosso acordo com a editora portuguesa’, declarou Theresa Hennessy, vice-presidente de relações públicas da Playboy Enterprises.
O livro de Saramago é uma releitura ficcional da vida de Jesus, mostrando-o como um personagem humano, com falhas. A obra gerou controvérsia entre a Igreja Católica Romana, que acusou o autor de mostrar uma ‘visão substancialmente antirreligiosa’. Outros críticos, no entanto, classificaram o livro como um ‘trabalho profundamente filosófico, provocador e instigante’. Informações de Sara Nelson [Daily Mail, 8/7/10].