Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Editor da Forbes russa é assassinado

O editor da versão russa da revista Forbes, Paul Klebnikov, de 41 anos, foi atingido por quatro tiros diante do prédio onde trabalhava, em Moscou, morrendo a caminho do hospital, na semana passada. Encontrado caído no chão ainda vivo, não soube dizer quem o havia atingido. O fato de terem sido encontradas cápsulas de dois calibres distintos no local dá a entender que foram pelo menos dois os criminosos.

O publisher da Forbes russa, Leonid Bershidsky, disse que, recentemente, Klebnikov não havia publicado nada passível de retaliação. Antes, como editor sênior da publicação nos EUA, no entanto, ele havia feito diversas reportagens sobre o crime organizado na Rússia.

Americano de ascendência russa, Klebnikov lançou a revista que comandava e ganhou notoriedade por publicar um ranking dos homens mais ricos do país. Desde que Vladimir Putin se tornou presidente, em 2000, 12 jornalistas já foram mortos na Rússia, segundo o Comitê de Proteção aos Jornalistas, sediado em Nova York. Nenhum dos casos foi parar em tribunal. As informações são da AP [10/7/04].