Pelo menos quatro dos maiores donos de revistas nos EUA aderiram à idéia de lançar títulos de baixo custo que serão vendidos apenas em bancas e caixas de lojas e mercados. Essa estratégia possibilita que as editoras evitem grandes gastos com marketing direto e promoções para acarretar assinantes. Este tipo de economia é particularmente bem-vindo hoje, no meio da lenta recuperação na demanda por publicidade em revistas.
As editoras sempre perdem dinheiro para conseguir assinantes, mas têm sido capazes de compensar as despesas com a venda de publicidade baseada na garantia de bons índices de circulação. Para tal, por muitos anos, revistas dos EUA mantiveram os índices simplesmente distribuíndo exemplares ou fazendo descontos em assinaturas que cobrem apenas o custo da revista.
Segundo estimativa do informativo de circulações Capell´s Circulation Report, na década passada as 100 revistas mais vendidas dos EUA perderam 36% das vendas em bancas. Com a nova iniciativa, as editoras pretendem amenizar essa tendência vendendo revistas por preços muito baratos. A All You, do grupo Time, já está sendo vendida por US$ 1,47 e a Hachette planeja lançar a For Me por dois centavos a menos. Informações da AP [20/09/04].